Saiba como emitir uma nota fiscal para outro país!
Para exportar mercadorias existem, basicamente, dois métodos: a exportação direta, por meio da qual o vendedor trata diretamente com o comprador de outro país, e a exportação indireta, quando é um terceiro que destina a mercadoria. Mas independentemente da forma de exportação escolhida, a nota fiscal deve existir. E como emitir esse documento em uma situação tão específica?
Para ter um completo entendimento sobre esse post você precisa saber o que é, e para que serve a nota fiscal, e para isso recomendamos nossa outra postagem para te auxiliar melhor. Basta clicar Aqui.
Pronto. Agora confira e aprenda:
Cuidados essenciais
Para emitir uma nota fiscal para outro país é preciso tomar alguns cuidados especiais, a fim de que não ocorram problemas com os serviços ou com a mercadoria. Confira algumas informações importantes sobre esse processo:
- O cliente a ser beneficiado com o produto deve residir no exterior;
- É preciso verificar se há alguma diferenciação nos impostos;
- O Código Fiscal de Operações e Prestações (CFOP) deve se iniciar sempre com o dígito 7 — como 7.100, por exemplo;
- Informar o local de embarque (porto ou aeroporto) ou de transposição de fronteira (para transporte terrestre) é obrigatório.
Como funciona
Para quem pretende fazer o processo pela primeira vez, alguns cuidados devem ser tomados no momento de efetivamente se preencher a nota fiscal, sendo eles:
- No campo de preenchimento onde se pede o endereço devem ser colocados os dados relativos ao Estado, enquanto onde se pede o município deve ser inserido o país de destino;
- Nunca preencha campos que pedem CEP, CNPJ, UF e inscrição municipal;
- Os demais campos podem ser preenchidos normalmente.
Saiba que caso os resultados dos serviços se localizem no Brasil, serão tributados com base no município, mesmo que o pagamento tenha sido feito fora do país, então fique atento, ok?
Comments