Como emitir nota fiscal para prestação de serviço?
Se você é empreendedor, provavelmente já sabe que a Receita Federal do Brasil não impõe um formato padrão de nota fiscal a que todo MEI deve aderir, certo? Assim, o MEI acaba desobrigado a emitir nota fiscal nas transações com pessoas físicas, enquanto se prestar serviços a pessoas jurídicas deve, sim, emitir o documento. Nesse caso, como exatamente fazer sua emissão? Pois confira e aprenda:
Nota fiscal avulsa
Esse é um modelo de nota fiscal que o MEI pode utilizar na prestação de serviços. A nota fiscal avulsa deve ser solicitada no site da SEFAZ por meio de um cadastramento prévio e gratuito. A solicitação também pode ser feita na própria sede da SEFAZ, mas, nesse caso, é cobrada uma taxa. O empreendedor deve enviar a fatura para a cidade onde se dará a prestação de serviço ou o comprador pode pegar suas faturas diretamente no site da SEFAZ.
Nota fiscal eletrônica
Há também outro tipo de nota fiscal que pode ser utilizada pelo MEI: o modelo eletrônico. Armazenada digitalmente, essa nota tem o mesmo valor que o documento impresso, tendo surgido como uma iniciativa do governo para evitar a evasão fiscal e melhorar a qualidade e a rapidez na emissão das notas.
Benefícios da nota digital
A nota eletrônica é um documento oficial que prova a existência da transação comercial ou da prestação de serviço. Esse documento é emitido para satisfazer as exigências da coleta dos impostos e o trânsito de mercadorias, confirmando as transações comerciais entre compradores e fornecedores.
Integra NF-e
Com o integra NF-e você consegue emitir as notas de maneira simpes e fácil, e além da praticidade tem benefícios como gráficos e relatórios avançados para ajudar nas suas análises.
Gostou ou quer saber mais sobre nossa incrível plataforma ??
Veja mais detalhes
Comments