Nos últimos anos, o procedimento para emissão de nota fiscal mudou severamente. O processo, que era realizado de forma manual com formulários chamados “carbonados”, passou a ser feito com sistemas modernos, tecnológicos e informatizados.
Apesar do transtorno inicial causado pela drástica mudança, temos atualmente um sistema que proporcionou uma série de vantagens administrativas para as empresas que o utilizam.
Neste artigo vamos mostrar como o investimento em tecnologia para a emissão e gestão fiscal pode transformar a administração do seu negócio. Acompanhe!
A importância do investimento em tecnologia na emissão de nota fiscal
A utilização de tecnologias que auxiliam na gestão e emissão de notas fiscais passou a ser quase que um item obrigatório nas empresas. As organizações que adotam apenas procedimentos manuais geralmente sofrem com diversos problemas: lentidão de processos, dificuldades para armazenar, transferir e integrar dados.
Isso sem mencionar que o fisco também vem adotando cada vez mais tecnologias para receber informações fiscais das empresas, dificultando o trabalho realizado nos moldes antigos, que algumas insistem em permanecer.
Ao adotar a tecnologia para gerir as suas notas fiscais, a sua empresa diversos benefícios que vão desde a melhor organização do seu negócio, minimização de falhas e, até mesmo, maior credibilidade perante o mercado.
A tecnologia fiscal e a sua relação com instituições bancárias e financeiras
Um dos pontos importantes da utilização da tecnologia na gestão e emissão de nota fiscal é a facilidade de comunicação com as instituições financeiras. Sabemos que essas empresas carregam boa parte da informação financeira de um negócio e, portanto, necessitam que elas estejam corretas e seguras.
Portanto, a tecnologia tornou essa relação mais estreita. Atualmente, algumas instituições contam com plataformas online e e-mails para envio e recebimentos de dados e documentos das empresas.
Através de integrações é possível enviar documentos para cadastro, atualizações, comprovação de regularidade fiscal e até mesmo, transmitir documentos para a contratação de empréstimos ou financiamentos.
A emissão fiscal eletrônica como um diferencial competitivo
As tecnologias voltadas à gestão e emissão de notas fiscais também proporcionam um diferencial competitivo muito bem visto aos olhos do mercado. Desde o seu cliente, que contará com mais agilidade e segurança nas operações, até mesmo o fisco que terá acesso às informações fiscais com mais facilidade e praticidade.
A utilização desse tipo de tecnologia mostra ao mercado e à sociedade que a sua empresa está preocupada com as suas questões fiscais e, portanto, utiliza ferramentas de altíssima tecnologia para que elas estejam sempre em dia com a Legislação.
Não há como deixar de mencionar os ganhos gerenciais e administrativos que a tecnologia proporciona às empresas. Tendo em vista os benefícios da velocidade, integração e maior certeza de cumprimento das obrigações principais e acessórias.
Por fim, a cada ano surgem novas inovações que dependem cada vez mais da tecnologia para a gestão e emissão de notas fiscais e a empresa que demorar ou não se adequar pode ter sérios problemas no futuro.
Comments